Chegada à época de eleições e algumas cenas são tradicionais, pessoas com bandeiras, bonés, camisas... fazendo campanha política para os candidatos e distribuindo os, popularmente, chamados "santinhos", os panfletos que são distribuídos; alguns com propostas, outros somente com seu número, ou com espaço para preencher a numeração dos outros cargos.
Porém essa tradição sempre causa uma produção em larga escala de lixo, que são despejados nas ruas e no dia do pleito isso é aumentado de maneira exponencial, quanto mais perto você vai chegando de uma zona eleitoral, mais "santinhos" jogados na rua.
Não se sabe até certo ponto, se é uma estratégia, já que talvez indecisos possam olhar esses panfletos no chão e escolher esses números para votar.
A população tem reclamado dessa poluição, que até podem causar acidentes como neste caso em Tatuí, São Paulo.
"Eu estava indo votar quando decidi mostrar a sujeira. São muitos santinhos. De repente, escutei o barulho e vi que as mulheres que estavam na moto tinham caído. Tanto que eu acabei parando a gravação porque fui correndo socorrê-las", disse Gabriel Gregório Vanin, morador de Tatuí, em entrevista ao G1.
CONFIRA O VÍDEO: https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2018/10/07/motociclista-cai-em-rua-forrada-de-santinhos-no-interior-de-sp-video.ghtml
Vídeo da reclamação dos moradores para essa situação de poluição:
Em tempos que buscamos soluções mais sustentáveis para vivermos, evitarmos à utilização de canudos plásticos para não atrapalhar a vida marinha, entre outras medidas conscientizantes, as atitudes em dia de eleição parecem ir na contra-mão disso.
Como um entrevistado diz no vídeo, uma fiscalização e punição mais rígida, pode ajudar a solucionar esse problema.
Comments